terça-feira, 31 de janeiro de 2012

8 de Setembro

8 de setembro

1849João José da Costa Pimentel assume o governo de Mato Grosso 

Sua breve e tumultuada passagem pela província, com aventuras de desventuras no Sul do Estado, é sintetizada por Estevão de Mendonça:

“Em Mato Grosso o coronel Pimentel apenas colheu mágoas e dissabores. Tendo vindo pela estrada do Piquiri, adiantou-se da sua comitiva e perdeu um filho, oficial do exército e seu ajudante de ordens, vitimado na altura do rio Itiquira pelos índios bororos.
Em junho de 1850 determinou a ocupação militar do Fecho do Morros e tendo o governo da República do Paraguai mandado desalojar a guarnição brasileira, teve esta que abandonar o ponto diante da superioridade numérica dos atacantes. O destacamento ali colocado não excedia a 25 praças e a força paraguaia montava em cerca de 800 homens. Estes acontecimentos determinaram a exoneração do coronel Pimentel, por conveniência da política externa, recaindo a nomeação para seu substituto na pessoa do capitão de fragata Augusto Leverger, persona grata ao presidente Carlos Antônio Lopes.” 

FONTE: Estevão de Mendonça, Datas Matogrossenses, (2a. edição) Governo de Mato Grosso, Cuiabá, 1973. Página 132.



8 de setembro

1935 Assembléia elege novo governador de Mato Grosso



Após a posse da mesa diretora da Assembléia Constituinte, que ficou sob a presidência do deputado Estevão Alves Correa, é eleito pelos deputados para governador Mário Correa da Costa, com 15 votos. Seu concorrente, Fenelon Muller obteve 9 votos. O governador eleito tomou posse imediatamente.


FONTE: Rubens de Mendonça, História do Poder Legislativo de Mato Grosso, Assembléia Legislativa, Cuiabá, 1967, Página 172.


Nenhum comentário:

OBISPO MAIS FAMOSO DE MATO GROSSO

  22 de janeiro 1918 – Dom Aquino assume o governo do Estado Consequência de amplo acordo entre situação e oposição, depois da Caetanada, qu...