sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

12 de março



12 de março

2014 - Impeachment do prefeito


Após dez horas de julgamento, Alcides Bernal foi cassado pela Câmara Municipal de Campo Grande na noite de 12 de março de 2014.. Ele foi condenado nas nove denúncias, em todas elas com 23 votos favoráveis à perda do mandato, por conta de irregularidades em contratos firmados com as empresas Salute, Mega Serv e Jagás. 
A Sessão de Julgamento que culminou na cassação do primeiro prefeito na história de Campo Grande começou por volta das 14h20, com a leitura da denúncia feita pelos empresários Luiz Pedro Guimarães e Raimundo Nonato. Por volta das 16h30, Bernal chegou à Câmara Municipal entre vaias e aplausos.
Em seguida, foi lida a defesa escrita apresentada pelo denunciado. Ao todo, nove vereadores utilizaram seus 15 minutos na Tribuna, após a leitura e, depois disso, Jesus de Oliveira Sobrinho, advogado de Bernal, e o próprio denunciado apresentaram suas alegações.
Em 115 anos de município, Alcides Bernal foi o primeiro prefeito cassado pela câmara municipal em Campo Grande.

Bernal foi substituído pelo vice-prefeito Gilmar Olarte, acusado de conspirar contra o mandato do prefeito e, por decisão judicial, retomou o cargo em 25 de agosto de 2015. Em 2016 candidato à reeleição não conseguiu chegar ao segundo turno.

VEJA O ÚLTIMO DISCURSO DO PREFEITO CASSADO 

12 de março

1889 - Nasceu na Paraíba Severino de Queiroz






Filho de João Mateus de Queiroz e Alexandrina de Queiroz, nasce em São João do Cariri, na Paraíba, Severino de Queiroz. Sargento do Exército, foi convocado pelo presidente Pedro Celestino para servir como oficial da polícia militar de Mato Grosso. Em Cuiabá, como capitão, foi ajudante de ordens dos governadores Pedro Celestino e Mário Correa. Em Campo Grande dedicou-se ao jornalismo e ao magistério, lecionando e dirigindo diversas escolas locais. O professor Severino de Queiroz faleceu em Campo Grande em 9 de março de 1960. Seu nome foi perpetuado em uma unidade escolar do Estado, na vila Rosa, construída em 1968. 


FONTE: Lélia Rita Figueiredo, Campo Grande o homem e a terra, edição da autora, Campo Grande, sd., página 399.




12 de março

1936 - Nasce em Campo Grande Armênio Iranick Arakelian






Nasce em Campo Grande, Armênio Iranick Arakelian. Filho de Cacike Arakelian e Yossana Irani Arakelian, iniciou o curso ginasial no Colégio Osvaldo Cruz, concluiu o ensino fundamental em São Paulo. Iniciou o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo,  formado em 1966. Ao formar-se voltou para Campo Grande. De Campo Grande vai trabalhar em Cuiabá. Em Campo Grande é responsável pelo projeto e construção por inúmeras obras públicas no Estado, com destaque para o Hospital Universitário de Campo Grande e teatro Glauce Rocha e construção do monumento da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (o paliteiro), projetado por seu colega Caetano Fraccaroli

FONTE: Ângelo Arruda, Pioneiros da arquitetura e da construção em Campo Grande, Uniderp, 2002, página 343.

Nenhum comentário:

OBISPO MAIS FAMOSO DE MATO GROSSO

  22 de janeiro 1918 – Dom Aquino assume o governo do Estado Consequência de amplo acordo entre situação e oposição, depois da Caetanada, qu...