segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

9 de março

9 de março

1960 - Morre o professor Severino Ramos de Queiroz

[p1010077.JPG]


Aos 77 anos, falece em Campo Grande o professor Severino Ramos de Queiroz. Nascido em São João do Cariri, na Paraíba, em 12 de março de 1889, veio jovem para Mato Grosso, onde ingressou na Força Pública e no magistério. Em Campo Grande foi professor de Português e Literatura no Colégio Dom Bosco. Na PM reformou-se no posto de coronel. Exerceu ainda as funções de exator em Campo Grande. Colaborou na revista Folha da Serra e publicou "Formulário Ortográfico," em 1931; "No Caminho do Saber," em 1933; e "O que se deve saber," em 1937. Na imprensa manteve por longos anos uma seção muito lida a comentada: "Consultório Filológico e Gramatical." Consagrou-se "como profundo conhecedor da língua portuguesa e intransigente defensor da pureza vernacular, censurando veementemente as más redações, as incorreções gramaticais, os galicismos, chegando ao ponto de bradar em aula:

 - Façam de 'Os Lusíadas' e de 'Os Sertões' livros de cabeceira.

Ocupou a cadeira n° 28 na Academia Matogrossense de Letras. Há uma escola e uma rua com seu nome em Campo Grande.


FONTE: José Couto Vieira Pontes, História da Literatura Sul-Mato-Grossense, Editora do Escritor, São Paulo, sd, página 117.


9 de março

1912 - Nasce em Minas, Antonio Salústio Areias


Nasce em Minas Gerais, Antonio Salustio Areias.
Ordenou-se padre em 1933, aos 22 anos. Em 1941 muda-se para São Paulo e deixa a batina. Veio para Mato Grosso em agosto de 1946, fixando residência em Aquidauana. Foi professor e diretor do Colégio Cândido Mariano. Entrou na política por acaso:
"...nas eleições para prefeito, em 1950, o PSD, o PSP (partido do Ademar de Barros) e o PTB (que era o partido de Getúlio Vargas) estavam sem candidato. Foi então que o dr. Bonifácio, que era um grande amigo meu, foi procurar-me dizendo:
- Areias, queremos que você seja nosso candidato a prefeito.
- Deus me livre, dr. Bonifácio, política e ensino não podem viver juntos. Ou se é professor dedicado ou político. Além disso a política prejudica demais o ensino com essa história de nomear e demitir os professores a seu bel prazer, tirando um professor competente para colocar um da panelinha em seu lugar.
- Não adianta discutir. Tem que ser você. Porque só assim o PSD, o PSP e o PTB vão se unir em torno de sua candidatura e ganharemos as eleições.
Eu, bobo, caí na conversa dele e entrei na política. Me candidatei, unindo os três partidos contra a UDN e ganhei as eleições por 46 votos apurados na última urna."
Em 1971 é nomeado Delegado de Ensino pelo governador José Fragelli, sendo, do mesmo governo, secretário de Educação, nos últimos 18 meses da administração. No governo seguinte, de José Garcia Neto, ocupou a direção do CERA (Centro de Educação Rural de Aquidauana).


O professor Areias faleceu em 04 de agosto de 1991 aos 79 anos e idade.


FONTE: Maria da Gloria Sá Rosa, Memória da Educação e da Cultura em Mato Grosso do Sul, UFMS, Campo Grande, 1990, página 95. 

Nenhum comentário:

OBISPO MAIS FAMOSO DE MATO GROSSO

  22 de janeiro 1918 – Dom Aquino assume o governo do Estado Consequência de amplo acordo entre situação e oposição, depois da Caetanada, qu...