sexta-feira, 27 de setembro de 2013

28 de setembro

28 de setembro

 
1886 – Bispo de Cuiabá chega pela primeira vez a Campo Grande

Capela de Santo Antonio, primeira igreja de Campo Grande


Na primeira visita da mais alta autoridade da igreja católica da província ao povoado, chega ao vilarejo chefiado por José Antônio Pereira, 28 de setembro de 1886, d. Carlos Luis D’Amour, bispo de Cuiabá, com jurisdição em todo o Estado. O registro é do cônego Bento Severiano da Luz, escriba da comitiva:

Pelas 7:00 horas da manhã deixamos a Lagoinha e às 9 apeamo-nos em casa de José Tomaz da Cunha, no lugar chamado Lagoa, onde já se achava um grupo de cavaleiros da povoação de Campo Grande, deputados para encontrar nessa altura a S. Exa. Rvma. O sr. Cunha nos deu excelente almoçozinho e desvanecidamente cumpriu seu dever o que foi muito auxiliado pelas boas maneiras de sua gentil consorte a Exa. Sra. D. Josefa Benedita de Jesus. Nada vi ali que mereça atenção a não ser o local, que é aprazibilíssimo pela vista que oferece. À pequena distância passam dois arroios, o que dá nome ao sítio e o Imbirussu; ambos são tributários do Inhandui, que os recebe na margem direita. Partimos depois do meio-dia. Em caminho, a mais de meia légua de distância, encontramos uma multidão de cavaleiros perfilados com dez batalhões, tendo por uniforme (quase todos) palas listradas e de duas vistas. Depois deste encontro vieram outros e mais outros até a povoação, a cuja entrada repetiu-se a mesma cena dos outros povoados, isto é, fogo do ar, salvas de ronqueiras, beija-mão, etc. Enfim a festa que se fez para honrar a chegada do pastor a uma localidade é demasiadamente popular para que eu aqui a descreva ainda. S. Exa. Rvma. ocupou uma casa que o sr. José Antônio Pereira lhe havia preparado e recebeu deste distinto cavalheiro um tratamento franco e generoso quanto permitiam os recursos do lugar.


Dom Luis e sua comitiva deixam Campo Grande, de volta a Cuiabá, as 7 horas da manhã do dia 4 de outubro.

FONTE: Luis Philippe Pereira Leite, Bispo do Império, edição do autor, sd, página 180.



 28 de setembro

1948 – Criado o município de Aparecida do Taboado 


Pela lei estadual número 30, o distrito de Aparecida do Tabuado, na região leste Sul de Mato Grosso, é desmembrado do município de Paranaíba. Fundado em 1910 em terras doadas por Antonio Leandro de Menezes, a vila nasceu com o nome de Lagoa Suja. Faz divisa com o Estado de São Paulo. A sua economia tem por base a pecuária, sendo que a zona urbana começou na última década a ser beneficiada com o surgimento de várias indústrias.Está  ligada ao Estado de São Paulo pela ponte rodoferroviária da Ferronorte.


FONTE: Enciclopédia Forças Vivas da Nação, 74

FOTO: Wikipédia


28 de setembro

1972 - Inaugurado o Palácio do Comércio, nova sede da Associação Comercial de Campo Grande
                                                                                          ACICG



É inaugurado o Palácio do Comércio, nova sede da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, à rua 15 de Novembro, 390, em frente à praça Ari Coelho. O ato, dirigido pelo empresário Nelson Borges de Barros, presidente da entidade, foi prestigiado pelo governador do Estado, José Frangelli, o prefeito Antonio Mendes Canale e uma grande plateia, composta de autoridades e empresários.

O prédio é, segundo boletim da associação, "é um empreendimento fora do comum, de arquitetura de vanguarda, em dois blocos ultrafuncionais, de 16 andares, com todos os apartamentos de frente e independentes. No mesmo local, porém com entradas isoladas e completamente separadas dos apartamentos, funcionará a Associação Comercial de Campo Grande, da qual obtivemos a honra e a primazia da construção do Palácio do Comércio". 


FONTE: ASSOCIAÇÃO Comercial e Industrial de Campo Grande, (revista) Registros na História (1926 - 2016), Campo Grande, 2016, página 101.

Nenhum comentário:

OBISPO MAIS FAMOSO DE MATO GROSSO

  22 de janeiro 1918 – Dom Aquino assume o governo do Estado Consequência de amplo acordo entre situação e oposição, depois da Caetanada, qu...