quarta-feira, 9 de março de 2011

31 de agosto

31 de agosto



1866Paraguaios recuam para a fronteira




Outra carta de Taunay ao pai, no Rio de Janeiro, dá conta da movimentação das tropas paraguaias na região do rio Aquidauana:


Tivemos ontem notícias da outra margem do Aquidauana, o inimigo lá não está mais. Com certeza o estado dos negócios de Lopez o obrigaram a retirar os 1700 homens que guardavam o distrito de Miranda. É bom sinal que faz pensar na conclusão da paz. Ao mesmo tempo é para nós triste não termos podido atacá-los daqui. Como para isso em nada concorri, pelo contrário, tendo preparado com o Lago em junho todos os meios de transposição do Aquidauana – faço como Pôncio Pilatos.


Creio no entanto que na segunda-feira daqui decamparemos devendo seguir para o Apa.


Felizmente os caminhos que temos à frente não são mais os pantanais famosos e pelo contrário belos campos extremamente salubres estendendo-se do Aquidauana ao Apa. Constituem os territórios ambicionados pelo Paraguai que agora perderá para sempre o direito de o considerar litigioso.


FONTE: Taunay, Cartas de campanha de Mato Grosso (1866), in Mensário do Jornal do Commercio, Rio, 1943, página 171.



31 de agosto

1914 Ligados trilhos da Noroeste






As duas frentes de implantação da estrada de ferro (Itapura-Porto Esperança) se encontraram em Campo Grande, completando a grande obra de acesso do Oeste ao litoral. A de Porto Esperança alcançara a cidade em maio. J. Barbosa Rodrigues resume o ato oficial de conclusão da estrada:

No dia 31 de agosto no mesmo ano de 1914, teve lugar a famosa ‘ligação’ dos trilhos, o que ocorreu às 10 horas da manhã sobre o córrego Taveira, onde hoje se ergue a estação de Ligação, nome que perpetuou o acontecimento. O 'Estado de Mato Grosso, na sua edição de 7 de setembro do mesmo ano, assim noticiou o fato: 'Ao enfrentarem-se as duas turmas romperam em vivas e gritos, continuando o resto do serviço entre uma alegria estrondosa. Ao estrugir de foguetes foram colocados os dois últimos trilhos cortados pela turma do Rio Pardo. O Dr. Oscar Guimarães batizou à champanhe os dois pedaços de ferro que pousando acima de corrente límpida do córrego da ligação acabaram com a distância da nossa terra. O Dr. Martins Costa, ilustre engenheiro residente em Campo Grande, apertou os parafusos. Em seguida a máquina 14, dos serviços de Rio Pardo atravessou o pontilhão recém acabado.' (...)


"A inauguração oficial da ferrovia teve lugar, porém, no dia
14 de outubro,
chegando a Campo Grande o trem inaugural por volta das 10 horas, quando foi festivamente recebido pelos habitantes da vila", ainda segundo Barbosa Rodrigues.



FONTE: J. Barbosa Rodrigues, História de Campo Grande, edição do autor, Campo Grande, 1980, página 128.

FOTO: Estações ferroviárias do Brasil (estacoesferroviarias.com.br)



31 de agosto

2012 - Campo Grande passa dos 800 mil habitantes

Dados do IBGE divulgados nesta data mostram Campo Grande com 805.397 habitantes, o que representou crescimento de 1% em relação ao ano anterior, cuja estimativa era de 796.252 moradores. A estimativa aponta que Mato Grosso do Sul que, no período, teve um acréscimo de 27.584 pessoas, elevando sua população para 2.505.088 habitantes. Os dados foram contestados pelo prefeito Nelson Trad Filho que disse dispor de dados (cadastro na habitação, contas e água e luz) indicando que "já passamos de 1 milhão".

FONTE: Tatiana Pires. jornal O Estado de Mato Grosso do Sul, (1°/09/2012), Campo Grande. 

Nenhum comentário:

OBISPO MAIS FAMOSO DE MATO GROSSO

  22 de janeiro 1918 – Dom Aquino assume o governo do Estado Consequência de amplo acordo entre situação e oposição, depois da Caetanada, qu...