sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

7 de maio

7 de maio


1892 - Generoso Ponce retoma Cuiabá



População festeja vitória do comandante Ponce, em quadro de José Hidalgo



As tropas do batalhão patriótico Floriano Peixoto, sob o comando do coronel Generoso Ponce, após vários dias de combate nos arrebaldes, finalmente chegam ao centro, com força total, mas, encontrando resistência:


“De ambas as partes saiam tiros. Em poucos minutos o contínuo fogo vivo, sem tréguas de parte a parte, deixava fora de combate grande número de vítimas.¹

Ficando apenas um batalhão inimigo que entregou-se somente dois dias depois, com a renúncia do coronel Luis Benedito, que ocupava a chefia do governo, Ponce, na condição de 1° vice-presidente, assume a chefia do governo.²


Era o termo de um movimento sedicioso iniciado a 22 de janeiro, na cidade de Corumbá, arquitetado por militares e políticos ligados ao general Antônio Maria Coelho e sustentado pelo coronel José Barbosa, comandante do distrito militar do Estado.


A deposição do presidente Murtinho, a 1° de fevereiro, substituído por uma junta e depois pelo vice-presidente Luis Benedito, eleito em um pleito anulado, provocou a reação do principal líder político do Estado, coronel Generoso Ponce que organizou a resistência em todo o Estado.


No Sul, esteve à frente da resistência, o intendente de Nioaque, coronel Jango Mascarenhas, que tomou os quartéis de Nioaque e Miranda, impedindo o deslocamento de reforços aos rebelados de Corumbá.


Ponce permaneceu à frente do governo somente até a chegada de Manoel Murtinho, que reassumiu e o Estado voltou à normalidade, garantida nos próximos 8 anos, até o rompimento da aliança Ponce-Murtinho.




FONTES: ¹Miguel A. Palermo, NOIAQUE, Evolução política e revolução de Mato Grosso, Tribunal de Justiça, Campo Grande, 1992, página 84; ²Rubens de Mendonça, História do Poder Legislativo de Mato Grosso, Assembléia Legislativa, Cuiabá, 1972,página 64.


7 de maio

1912 - Correio do Estado (de Corumbá) suspende circulação

Nota de duas linhas de coluna, em jornal de Cuiabá, dá conta da suspensão da circulação do Correio do Estado. Fundado em 5 de maio de 1909 e dirigido por Francisco Castelo Branco, o jornal não estava diretamente ligado a nenhum partido político e estampava sob sua logomarca, o slogan "orgam de interesses geraes do povo". Sua última edição disponível, circulou em 25 de abril de 1912. 

FONTE: O Debate, Cuiabá, 9 de maio de 1912.


7 de maio

1927 - Impaludismo ataca refugiados da coluna Prestes na Bolívia

Chega a Corumbá, procedente de Gaiba, na Bolívia, um vapor da Bolívia Concession, "trazendo notícias novas do general Carlos Prestes e dos seus homens" ali exilados, com o fim da revolta da coluna Prestes contra os governos de Arthur Bernardes e Washington Luis.

A principal notícia dá conta de que "apareceu em Gaíba uma febre sazonática de carácter endêmico que tem atacado muitos revolucionários". Acrescenta-se que como não houvesse recursos bastantes para aquisição de medicamentos, "os senhores Miguel Perez e Silvino da Costa organizaram uma subscrição, obtendo o necessário para aquele humanitário fim".

FONTE: Diário da Noite (SP), 13/05/1927.

Nenhum comentário:

OBISPO MAIS FAMOSO DE MATO GROSSO

  22 de janeiro 1918 – Dom Aquino assume o governo do Estado Consequência de amplo acordo entre situação e oposição, depois da Caetanada, qu...